Inclusão digital no Brasil (Aula 8)
A inclusão digital pressupõe a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e o acesso digital a todo cidadão, o que nos dá a entender que seu grande objetivo é a democratização da tecnologia, entretanto no Brasil, ainda falta muitos desafios a serem ultrapassados.
Questões sociais como a pobreza, que atinge grande parte da população, exclui muitas pessoas do espaço digital. Nunca foi tão importante compreender a linguagem digital como hoje, seja para trabalho ou mesmo estudo, aqueles que não possuem acessibilidade desse ambiente tende a sofrer maior limitação no mercado de trabalho.
A desigualdade, por seu turno, está cada vez mais escancarada: enquanto a internet das coisas começa a ser realidade para alguns, para outros muitos, a simples possibilidade de conexão à internet ainda é uma utopia.
Sem dúvidas, o tema merece maior destaque nos campos políticos e acadêmicos. Há constantes e importantes debates sobre a preservação de direitos dos usuários à internet, mas a inclusão digital segue em segundo plano. O resultado disso é traduzido nos dados ora brevemente expostos, os quais, lamentavelmente, sequer alcançam o destaque de divulgação que mereceriam.
Com certeza a inclusão digital seria de grande importância para que todos tivessem acesso, não só as redes sócias, mas também ao conhecimento e de interagir com outras comunidades trocando e ao mesmo tempo recebendo experiencias ,direito de todos independente de classe social ou econômica.Mas as politicas publicas não atinge a minoria, e para quem detêm o poder, o importante é o lucro conforme os sues interesses, (colega) você pode ver como a professora falou que ai na própria universidade tentar implantar um sistema de internet para que não tinha computador ou internet em casa e qualquer pessoa poderia acessar e ele não vingou simplesmente pelo preconceito dos próprios que fala da inclusão.
ResponderEliminarTalvez o problema esteja justamente em mantermos o discurso da inclusão. O que significa incluir? colocar dentro de algo, e esse algo é o modelo hegemônico, do mercado, que não dá espaço para a diversidade. Precisamos compreender esse discurso e superá-lo.
ResponderEliminar