"Liberdade de impressão" (Aula 12)


A liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e dispor de acesso a informação, através de meios de comunicação em massa, sem interferência do estado, embora a liberdade de imprensa seja a ausência da influência estatal, ela pode ser garantida pelo governo através da legislação.

Tida como positiva porque incentiva a difusão de múltiplos pontos de vista, incentivando o debate e por aumentar o acesso à informação e promover a troca de ideias de forma a reduzir e prevenir tensões e conflitos. Contudo, é vista como um inconveniente em sistemas políticos ditatoriais quando normalmente reprime-se a liberdade de imprensa, e também em um regime democrático, quando a censura não necessariamente se torna inexistente.

A mídia tem papel fundamental na sociedade, mas precisamos desenvolver um senso crítico diante das informações que nos são disponibilizadas, inclusive quanto ao conteúdo de programas com base sensacionalistas. Saber reconhecer o que é conteúdo de conhecimento e o que é assunto especulativo, para atiçar ânimos que muitas vezes já estão alterados é de extrema importância para não nos tornarmos a dita "massa de manobra" por via midiática.

Comentários

  1. Por isso a importância de garantir o direito à comunicação, através da internet, para não ficarmos nas mãos do discurso da mídia de massa. Em um ambiente horizontalizado, podemos dialogar com vários pontos de vista, e assim produzir um conhecimento crítico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Inclusão digital no Brasil (Aula 8)

Rádios WEB x TRADICIONAL (Aula 14)