A tecnologia e a educação (Aula 6)


Resultado de imagem para percentual de crianças que usam celulares ibge

 Uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet revela que 82% dos jovens entram na rede por telefones móveis. Este dado foi coletado no ano de 2014, conforme a imagem a cima, a partir de 2,1 mil entrevistas domiciliares com jovens de 9 a 17 anos. 


 O celular tornou-se a tecnologia mais usada na sociedade, devido às diversas possibilidades que oferece e a praticidade no uso. Quanto ao espaço escolar, muitos professores ainda veem de forma pessimista o uso do celular por parte dos alunos, devido ao mau uso que fazem, visualizando-o até mesmo como inimigo.


Vejo nesse contexto, que para desmistificar e realizar ações que privilegiam o uso de tecnologias na educação e integrá-las à prática pedagógica, é fundamental que o professor, independentemente da sua área de atuação, possa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias, haja vista que cada uma delas tem suas próprias especificidades, que devem ser consideradas para que seu uso seja significativo para os envolvidos, sendo utilizados de maneira favorável ao ensino-aprendizagem. 

Ao 
invés de proibir o uso dos aparelhos, seria interessante criarmos um projeto que vise o aproveitamento desse recurso tecnológico através de fotografias e /ou vídeos elaborados ou acessados pelos alunos, o que com certeza irá trazer curiosidade, prazer e entusiasmo nos alunos. Essa atividade tornará a aula mais atrativa, além de ser um excelente recurso para trabalhar em sala de aula, principalmente sobre o olhar da criança quanto ao mundo que faz parte da sua rotina. 

Comentários

  1. cuidado com as ideias de que as tecnologias deixam as aulas mais atrativas e que são um recurso em sala de aula. Precisamos superar essa perspectiva tecnicista e entender as tecnologias como ambientes de produção, interação e aprendizagem. Lembre que elas são tecnologias intelectuais e criam uma ecologia cognitiva onde os alunos podem ser autores.

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  2. Quando cursei "Introdução à educação especial", a professora falava muito sobre inclusão. Aprendi que, independentemente de quem seja nossos alunos, todos devem ser inclusos nos programas, projetos etc. Será que todos os nossos alunos têm condições de ter um aparelho celular ou tecnologias que possam aproveitar "um projeto que vise o aproveitamento desse recurso tecnológico através de fotografias e /ou vídeos elaborados ou acessados pelos alunos" ? São questões que devemos pensar antes de exigir dos alunos. O governo poderia disponibilizar esses aparelhos, né? Seria uma forma justa.

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  3. Acho que as tecnologias devem ir para sala de aula, entretanto, de maneira mais crítica perante os alunos. Afinal, em plena era digitalizada o acesso aos aparelhos já é uma realidade concreta dos estudantes, porém sua utilização conscientemente crítica é o que deve ser despertada, para assim ser parte do processo diário.

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