Memes (Aula 2)
Meme é um termo grego que significa imitação.
O termo é bastante conhecido e utilizado no "mundo da internet", referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.
Ha vários tipos de memes que tratam de vários assuntos diferentes que vai de criticas ao governo ou a situações do dia-a-dia, normalmente de forma bem humorada para suavizar a realidade.Outra característica dos memes que podemos destacar é sua flexibilidade, sendo o gênero capaz abordar qualquer temática, o que evidencia seu uso não ser restrito a somente uma área do conhecimento.
Podem ser utilizados como ferramenta de ensino e aprendizagem onde o aluno trabalha interpretação de texto, imagem e contexto utilizando seus conhecimentos e experiências socioculturais, podemos trabalhar a criatividade ao idealizar e criar memes, aprender ou reforçar conceitos aprendidos anteriormente seja para elaborar ou interpretar um meme
Nada melhor que uma nova dinâmica que foge do padrão de ensino convencional utilizando de um novo modo “humorístico” de encarar o conhecimento a ser adquirido/construído.
E qual o potencial dos memes para a educação? É possível trabalhar com esse gênero discursivo na escola?
ResponderEliminarÉ sempre muito bom buscarmos métodos alternativos e dinâmicos para conduzir uma aula mais leve e mais interessante. Podemos despertar interesse a diferentes tipos de leitura, aguçando a criticidade, levando o estudante a inferir sentido a uma dada situação por meio da linguagem verbal e não verbal.
ResponderEliminar