Nada mais GRITANTE que "Pensar em Voz Alta" (Aula 4)

pirâmide de aprendizagem




Na imagem a cima podemos observar que é bem mais fácil aprender quando nos colocamos na condição de ensinar o pouco que sabemos. 
Assim posso descrever o blog. Um espaço onde somos autores e emissores do conhecimento sobre um determinado tema de nosso interesse, entretanto isso não impede que outros autores nos ajudem na formulação e na reformulação do nosso pensamento sobre um determinado tema de interesse comum, um espaço na rede que pode ser livre, aberto principalmente para a participação através de comentários que tendem a ser construtivos, pois tensionam nosso posicionamento diante da retorica.
Além de estimular a escrita, esse espaço da suporte ou mesmo força para veiculação das ideias do autor e das construções de pensamentos criados a partir da troca de conhecimento entre os vários autores que compartilham do mesmo interesse, o que também viabiliza a criação de novas articulações mentais em uma nova relação com o saber. 
Enquanto ensinamos, aprendemos, enquanto aprendemos repassamos o conhecimento adquirido a muitos outros e assim a rede de relacionamentos e construção de conhecimento cresce, se desenvolve e se dinamiza.
 Por isso, devo concordar com o ultimo texto discutido na sala de aula, no meu ver, de fato, não há nada mais gritante do que "pensar em voz alta".



Comentários

  1. O diálogo, o debate de ideais nos ajuda, não só a refletirmos sobre nossas próprias ideias, como também provocam a reflexão do outro, com quem dialogamos, instalando-se assim um circulo virtuoso de pensamentos e novas ideias. Dessa forma, o conhecimento se expande e há a possibilidade de aprendermos mais e de forma mais significativa.

    ResponderEliminar
  2. De fato, o compartilhamento de informações, quando discutida pode proporcionar novas articulações, em prol de um mesmo interesse. No caso das redes sociais, podemos fazer isso de maneira mais ampla, quando realizada de forma consciente. Interessante perspectiva!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"Liberdade de impressão" (Aula 12)

Inclusão digital no Brasil (Aula 8)

Rádios WEB x TRADICIONAL (Aula 14)